PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

quinta-feira, 29 de maio de 2014

134 anos de emancipação de Santo Antônio de Jesus

 A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria Municipal de Educação, compartilha com todos(as) que participaram do belíssimo desfile em comemoração ao 29 de Maio a nossa alegria e agradecimentos. Agradecemos o envolvimento das Instituições, escolas municipais e estaduais,Tiro de Guerra, 14º Batalhão, Amantes da Lira, Carlos Gomes, Bamusaj, etc. E, agradecemos ainda, o gratificante envolvimento de todas as Secretarias Municipais, bem como todos que participaram direta e indiretamente para o sucesso desse evento.





























 Mais fotos no Facebook da Secretaria Municipal de Educação:
https://www.facebook.com/ellymary.bitencourt/media_set?set=a.1423194077957825.1073741829.100008017385170&type=3

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Secretaria de Educação finaliza ações para comemoração do 29 de maio: 134 anos de Santo Antônio de Jesus

Na próxima quinta-feira, 29 de maio de 2014, Santo Antônio de Jesus comemora 134 anos de emancipação, com isso a Prefeitura Municipal em parceria com Secretaria Municipal de Educação e as demais Secretarias estará realizando um Desfile Cívico onde o tema principal será "Esporte e Educação: um time de campeões!".
Para finalizar algumas ações, na última sexta-feira (23), a Secretária de Educação, Ely Mary Peixoto Bitencourt, reuniu-se com os servidores da Secretaria de Educação, bem como representantes da imprensa santoantoniense.
Na oportunidade a Secretaria convida toda comunidade a participar do desfile cívico em comemoração à referida data. Ressaltamos a importância da participação dos diversos segmentos da comunidade santoantoniense, pois a data merece um olhar especial, uma vez que, estamos diante de um país que os problemas sociais são as principais preocupações dos governantes, com isso temos o dever moral e ético de exercermos a Responsabilidade Social, principalmente no que tange à democratização do acesso à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer.





Formação para as escolas municipais que aderiram a oficina Tecnologia Educacional do Programa Mais Educação.

Na última sexta-feira (23), aconteceu no auditório do Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes uma Formação para diretores, coordenadores e monitores das escolas da rede municipal que aderiram a oficina Tecnologia Educacional do Programa Mais Educação.
A Formação Cultura de Paz: Educação Emocional e Social é uma tecnologia educacional que tem como foco o desenvolvimento de cultura de paz e não violência para educadores e educandos do ensino fundamental no âmbito das atividades da Educação Integral. Os conteúdos estão orientados para a construção de uma genuína cultura de paz, que significa o desenvolvimento da aceitação da diversidade, da tolerância com as diferenças, da compreensão, da cooperação, da compaixão e da solidariedade entre os seres humanos, sejam educadores ou educandos. O intuito foi mostrar que a construção da paz se dá por meio da educação para as emoções, que, além de reduzir a violência nas escolas, favorece a melhoria dos índices de aprendizagem.














Secretária de Educação participa do III Seminário Nacional de Educação Escolar Quilombola em Brasília-DF

Na manhã desta segunda-feira (26), acontece em Brasília-DF o III Seminário Nacional de Educação Escolar Quilombola em Brasília-DF. Com a representação dos Secretários Municipais, a Secretária de Educação Ely Mary Bitencourt fez-se presente, a Coordenadora de Políticas Étnicos Raciais da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, Silvana Santos Bispo, o Ministro da Educação, José Henrique Paim, a Ministra-Chefe da Secretaria de Políticas de Promoção e Igualdade Racial, Luiza Helena de Bairros.
O Seminário teve como objetivo o resgate das raízes das comunidades remanescentes de quilombo, uma vez que, o Ministério da Educação publicou as diretrizes curriculares nacionais para a educação escolar quilombola. O documento institui orientações para que os sistemas de ensino formulem projetos político-pedagógicos adequados à especificidade das vivências, realidades e história dessas comunidades.
Segundo a Fundação Cultural Palmares, existem 3.754 comunidades remanescentes de quilombos espalhadas pelo Brasil, a maioria concentrada  nos estados do Maranhão, da Bahia e de Minas Gerais. Ao todo, as comunidades abrigam 130 mil famílias, e, Santo Antônio de Jesus faz parte desse quadro.
Para a Secretária de Educação, Profª Ely Mary Bitencourt, "é necessário haver a contextualização histórica  para garantir o respeito à identidade cultural das comunidades quilombolas."