PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, realiza a II Capacitação de Cozinheiros(as) da rede municipal de ensino


No último sábado (27/09), a Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus-Ba, através da Secretaria de Educação, realizou a II Capacitação de Cozinheiros(as) da rede municipal de ensino. O encontro aconteceu na UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia) e teve como primeiro tema "Merendeiros(as) como agentes de educação em saúde na escola". O objetivo foi refletir sobre a importância do papel do(a) merendeiro(a) como agentes de educação em saúde da escola, apresentando aspectos gerais do programa Nacional de Alimentação Escolar, discutindo as atividades do(a) merendeiro(a) em relação à Alimentação Escolar no espaço da cozinha e da escola e sua relação com os atores sociais do Programa.
 No primeiro momento foi realizada uma breve exposição de slides referentes ao papel de alguns atores sociais atuantes no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). No segundo momento os participantes desenvolveram uma representação teatral onde foram apresentadas situações reais e fictícias que envolviam a interação do(a) merendeiro(a) com os demais atores sociais do Programa , refletindo sobre o papel dos mesmos como agentes de educação em saúde no contexto do PNAE.
Logo após, o segundo tema trabalhou "A importância da ficha técnica no preparo da merenda escolar" e teve como objetivo propor, degustar e discutir preparações com produtos incluídos na Alimentação Escolar com mistura para polenta e araruta, priorizando a padronização da merenda e discutindo as propriedades organolépticas (sabor, textura, cor e odor) das preparações propostas e seus respectivos per capitas utilizados. Os participantes foram divididos em dois grupos de trinta a quarenta componentes.
"A Capacitação de Merendeiros(as) é uma iniciativa importante e necessária. Estes atores sociais são responsáveis diretos pela  qualidade do alimento diário servido ao educando e necessitam estar informados sobre questões relativas a sua área de atuação. A iniciativa da Secretaria em parceria com a UFRB nessa segunda capacitação da atual gestão veio reforçar essa importância. De forma criativa e dinâmica foi ofertado aos participantes momentos informativos/reflexivos, envolvendo o lúdico (teatro de fantoches, dramatização, etc.) como prática metodológica do processo ensinar e aprender. Foi um momento de socialização de conhecimento e aprendizado de forma prática e degustativa de diversos pratos, tendo a araruta proveniente da agricultura familiar da região, apresentada como um ingrediente incorporado ao cardápio das escolas da rede". (Eliane Menezes - Professora)








Nenhum comentário:

Postar um comentário