PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

I Feira do Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos

A I Feira do Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) aconteceu na última qurta-feira (19),  na Praça Renato Machado. Organizada por alunos, professores e coordenadores pedagógicos do Ensino Fundamental II, o objetivo da Feira é apresentar as ações desenvolvidas pelos  alunos e comercializar os produtos criados e produzidos por eles.
O Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) é uma parceria realizada entre  a prefeitura Municipal de Santo Antonio de Jesus, através da Secretaria Municipal de Educação e o SEBRAE, e vem sendo implementado em algumas escolas do Ensino Fundamental II do sistema municipal, desde julho de 2014 e consiste em estimular os alunos a desenvolverem, através de uma metodologia dinâmica, comportamentos empreendedores, como por exemplo, buscar oportunidades e ter iniciativa, ser persistente, comprometido, eficaz e exigente com a qualidade, correr riscos calculados, estabelecer metas, buscar informações, criar um planejamento e monitoramento das ações de forma sistemática, ser persuasivo, criar redes de contato, ser independente e autoconfiante.

As escolas municipais Hercília Tinôco Andrade, Madre Maria do Rosário II, Celestino Anísio Pimenta e Florentino Firmino de Almeida foram as primeiras a aderirem ao  Projeto, abordando os temas Empreendedorismo Social, no 8º ano, e Novas Ideias, Grandes Negócios, no 9º ano.

Jean Matos consultor do SEBRAE e um dos coordenadores do Projeto enfatiza que hoje, (19),  está sendo realizada a grande feira empreendedora na qual os alunos vem apresentar tudo o que produziu durante o processo de aplicação do curso, vendendo esses produtos, artesanatos, comidas típicas, doces e salgados, tudo que foi elaborado  em sala de aula. “Para o próximo ano, pretendemos levar o JEPP para outras escolas municipais abrangendo também os alunos do  6º e 7º ano”, disse. 

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos: uma parceria estre SEBRAE e a Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus-Ba





O Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) é uma parceria realizada entre a Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria Municipal de Educação e o SEBRAE, e vem sendo implementado em algumas escolas do Ensino Fundamental II do sistema municipal, desde julho deste ano. 
Trata-se de um projeto piloto, que consiste em estimular os alunos a desenvolverem, através de uma metodologia dinâmica, comportamentos empreendedores, como por exemplo, buscar oportunidades e ter iniciativa, ser persistente, comprometido, eficaz e exigente com a qualidade, correr riscos calculados, estabelecer metas, buscar informações, criar um planejamento e monitoramento das ações de forma sistemática, ser persuasivo, criar redes de contato, ser independente e autoconfiante. 
Inicialmente, apenas as escolas municipais Hercília Tinôco Andrade, Madre Maria do Rosário II, Celestino Anísio Pimenta e Florentino Firmino de Almeida estão trabalhando com esse projeto, abordando os temas Empreendedorismo Social, no 8º ano, e Novas Ideias, Grandes negócios, no 9º ano, e, agora, chegou o momento dos alunos apresentarem o trabalho que foi desenvolvido nessas escolas e nas comunidades. 
O Projeto acontecerá na quarta-feira, dia 19/11/14, das 08h às 14h, na Praça Renato Machado. Esse será o momento em que os alunos do 8º ano mostrarão as ações desenvolvidas e os alunos do 9º ano comercializarão os produtos criados e produzidos por eles. 

Esperamos a participação de todos nesse evento!!

Prefeitura de Santo Antônio de Jesus-Ba, através da Secretaria de Educação realiza Audiência Pública para avaliação do Plano Municipal de Educação (PME)

Sancionada a lei maior do nosso país, a Constituição Federal de 1988, em seu artigo 214, através da emenda constitucional de número 59/2009, estabelecendo a elaboração de um Plano Nacional de Educação (PNE) de duração decenal, os municípios brasileiros terão um ano para a elaboração, de forma autônoma e participativa, dos Planos Municipais de Educação. Estes Planos servirão de guia para que todos os municípios possam indicar metas próprias e definir as ações, as responsabilidades (do poder público e comunidade em geral) e os recursos que devem ser aplicados para que alcancem uma educação democrática, igualitária e de qualidade, assegurando assim um direito básico de cidadania. 
Santo Antônio de Jesus já iniciou o processo de avaliação e elaboração do seu PME, e, na última manhã de quarta-feira (12/11), a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, realizou no auditório do CETEP (Centro Educacional Territorial do Recôncavo) a Audiência Pública para apresentar à sociedade educacional, civil e política os resultados do processo de Acompanhamento e Avaliação dos objetivos e metas propostas na Lei do PME nº°880/2007 e seu anexo. 
A Audiência Pública teve como objetivo democratizar, conferir transparência e assegurar a participação popular, entendendo a sociedade civil e política, órgãos públicos responsáveis pelo tratamento das questões debatidas, entidades representativas da sociedade e de setores interessados nas áreas objeto de discussão, bem como todo e qualquer cidadão que se interesse pelo assunto, conforme princípios estabelecidos na Constituição Federal da República de 1988.
Os presentes contaram com a leitura e aprovação do Regimento Interno da Audiência, conhecendo também, toda a Comissão de Acompanhamento e Avaliação do PME. Em seguida Luzinete Lírio, Técnica Formadora do Proam (Programa de Apoio à Educação Municipal) mediou um “Diálogo sobre o PEE, PNE e PME”, seguida pela apresentação dos indicadores do PME de Santo Antônio de Jesus pela Comissão do PME.
A avaliação do PME teve como resultado uma participação democrática, pois observou-se diversos segmentos da sociedade santoantoniense inseridos no desafio da política educacional no que tange a melhoria da qualidade ofertada através da autonomia do município, fortalecendo o PME como instrumento de planejamento. 







segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Colóquio em Educação: Narrativas e Identidades

Com o objetivo de possibilitar a formação continuada dos docentes, favorecendo o acesso  e a difusão  de conhecimento, bem como oportunizar  espaço para a divulgação da produção científica dos profissionais da Rede Municipal de Ensino de Santo Antônio de Jesus, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação promoveu nos últimos dias 06 e 07 de novembro de 2014, o Colóquio em Educação 2014: Narrativas e Identidades. A abertura do evento aconteceu na noite de quinta-feira, (06), no Clube dos 100 com a presença de professores, coordenadores, diretores, autoridades e sociedade.
A Secretária de Educação, Ely Mary Bittencourt falou da importância desse Colóquio no  processo educacional. “Sabemos que a educação tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e a sua qualificação para o trabalho inspirada pelos princípios de liberdade e os ideais de solidariedade humana, partindo desse princípio cabe ao poder público, mais especificamente à Secretaria de Educação, elaborar, programar e gerir políticas públicas educativas que garantam o desenvolvimento social e econômico das crianças, jovens e adultos, nesse sentido o Município de Santo Antônio de Jesus desenvolve ações importantes voltadas para a capacitação dos professores da Rede”, disse.


A primeira dama Francineia Silva destacou a importância da parceria entre Secretaria Municipal de Educação e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia-UFRB na realização desse diálogo entre Educação Básica, universidade e sociedade. “Quero agradecer em nome do prefeito Humberto Leite todos que estão presentes. O poder público e a Secretaria de Educação do nosso Município vêm se afirmando como um instrumento fundamental na resolução dos problemas da população, na construção de uma administração mais próxima do cidadão, na melhoria do bem estar e progresso da comunidade. Toda e qualquer sociedade não chegará a lugar algum sem primeiro ter uma boa educação, afinal, é através da educação que poderemos formar  homens, mulheres, crianças, jovens e adultos preparando-os para o exercício da sua cidadania, mas para que isso aconteça, vocês que estão aqui presentes precisam ser capacitados e instruídos  da melhor maneira possível e é por isso que o governo municipal investe e apoia em iniciativas como esta”, afirmou.
Também participaram do evento o vice-prefeito, Faustino Cunha, a Profª Drª Regina Marques de Souza, (NEPINS/UFRB), Profª Drª Suely Santos Santana, (UNEB-Campus V- Doutora em Estudos étnicos e Africanos-UFBA), o Diretor do Centro de Ciências da Saúde, Profº Drº Luiz Antonio Fávero Filho, representantes da DIREC 4,vereadores Drº Francisco Freire e Francisco Damasceno (Chico de Dega).
O Colóquio em Educação teve continuidade na sexta-feira (07/11) com a participação de palestrantes em mesa redonda, aprersentação cultural e relato de experiências dos professores da rede municipal de ensino.

Confira todas as fotos através do link:
https://www.facebook.com/ellymary.bitencourt/media_set?set=a.1501313873479178.1073741850.100008017385170&type=3