Sancionada
a lei maior do nosso país, a Constituição Federal
de 1988, em seu artigo 214, através da emenda constitucional de número 59/2009,
estabelecendo a elaboração de um Plano Nacional de Educação (PNE) de duração
decenal, os municípios
brasileiros terão um ano para a elaboração, de forma autônoma e participativa,
dos Planos Municipais de Educação. Estes Planos servirão de guia para que todos
os municípios possam indicar metas próprias e definir as ações, as
responsabilidades (do poder público e comunidade em geral) e os recursos que
devem ser aplicados para que alcancem uma educação democrática, igualitária e
de qualidade, assegurando assim um direito básico de cidadania.
Santo Antônio de Jesus já iniciou o processo de avaliação e elaboração do seu PME, e, na última manhã de quarta-feira (12/11), a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, realizou no auditório do CETEP (Centro Educacional Territorial do Recôncavo) a Audiência Pública para apresentar à sociedade educacional, civil e política os resultados do processo de Acompanhamento e Avaliação dos objetivos e metas propostas na Lei do PME nº°880/2007 e seu anexo.
A Audiência Pública teve como objetivo democratizar, conferir transparência e assegurar a participação popular, entendendo a sociedade civil e política, órgãos públicos responsáveis pelo tratamento das questões debatidas, entidades representativas da sociedade e de setores interessados nas áreas objeto de discussão, bem como todo e qualquer cidadão que se interesse pelo assunto, conforme princípios estabelecidos na Constituição Federal da República de 1988.
Os presentes contaram com a
leitura e aprovação do Regimento Interno da Audiência, conhecendo também, toda a
Comissão de Acompanhamento e Avaliação do PME. Em seguida Luzinete Lírio, Técnica
Formadora do Proam (Programa de Apoio à Educação Municipal) mediou um “Diálogo
sobre o PEE, PNE e PME”, seguida pela apresentação dos indicadores do PME de
Santo Antônio de Jesus pela Comissão do PME.
A
avaliação do PME teve como resultado uma participação democrática, pois
observou-se diversos segmentos da sociedade santoantoniense inseridos
no desafio da política educacional no que tange a melhoria da qualidade
ofertada através da autonomia do município, fortalecendo o PME como instrumento
de planejamento.
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