Quando o assunto é Educação Municipal, uma das prioridades da gestão do prefeito Humberto Leite e do vice-prefeito Faustino Cunha é oferecer aos alunos do sistema municipal de ensino uma alimentação de qualidade, uma vez que é evidente o fato de que a alimentação de qualidade tem relação com a aprendizagem e a evasão escolar, então, se a alimentação na escola contribui para um melhor desempenho escolar, contribui também para a formação de bons hábitos alimentares.

A Secretária Municipal de Educação, Ely Mary Bitencourt, enfatizou no encontro que “a merenda escolar acaba sendo um atrativo a mais para se conseguir uma educação satisfatória”, isto porque a criança bem alimentada e nutrida pode se concentrar mais na sala de aula e tem baixo índice de faltas. Destacou também a importância que cada merendeiro(a) possui dentro da unidade escolar, uma vez que o mesmo tem papel fundamental para garantir um armazenamento, higienização e manipulação de forma adequada da alimentação escolar, “a escola é um conjunto de ações e atividades que vão interferir positivamente ou não na vida dos alunos. Assim todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem são importantes”.
O encontro foi mediado pelas nutricionistas Joseane Sousa do Carmo e Cássia Lorena da Silva e a Gerente do departamento de Alimentação Escolar da SME, Bárbara Leda Lemos, que trataram questões relevantes como: cardápio a partir das normas do FNDE; recebimento e armazenamento dos produtos; orientações de higienização e o preparo dos alimentos. Todos os itens orientados são essenciais para a melhoria da qualidade da refeição escolar, a fim de cumprir os propósitos de promover a saúde digna dos alunos. Foi discutido ainda questões como desperdício de alimentos, fiscalização da merenda e ouviu as queixas e demandas das profissionais das mais de 50 escolas da rede municipal de ensino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário