É
um espaço da escola organizado com materiais didáticos, pedagógicos,
equipamentos e profissionais com formação para o atendimento às necessidades
educacionais especiais do aluno, por meio do desenvolvimento de estratégias de
aprendizagem, que favoreça a construção de conhecimentos, o acompanhamento do
currículo e a participação da vida escolar.
Esse
atendimento complementa/suplementa a formação dos alunos com vistas à autonomia
e independência na escola e fora dela.
-Em uma sala dentro da escola comum,
-Em Centros Especializados.
Sala Multifuncional
Apoiar
o sistema de ensino na organização e oferta do atendimento educacional
especializado, fortalecendo o processo de inclusão nas classes comuns de ensino
regular da rede pública.
Suporte
ao atendimento educacional especializado, complementar ou suplementar à
escolarização, indispensável para que os alunos com deficiência e/ou com altas
habilidades/superdotação tenham igualdade de oportunidades por meio do acesso
ao currículo e do reconhecimento das diferenças no processo educacional.
“É um serviço da
educação especial que identifica, elabora, e organiza recursos pedagógicos e de
acessibilidade, que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos,
considerando suas necessidades específicas.”
(SEESP/MEC, 2008).
O
ensino oferecido no atendimento educacional especializado é necessariamente
diferente do ensino escolar e não pode caracterizar-se como um espaço de
reforço escolar ou complementação das atividades escolares. São exemplos
práticos de atendimento educacional especializado: o ensino da Língua
Brasileira de Sinais (LIBRAS) e do código BRAILLE, a introdução e formação do
aluno na utilização de recursos de tecnologia assistiva, como a comunicação
alternativa e os recursos de acessibilidade ao computador, à orientação e
mobilidade, a preparação e disponibilização ao aluno de material pedagógico
acessível, entre outros.
O que não é...
Um
espaço para mera repetição de conteúdos programáticos desenvolvidos na sala de
aula comum.
•Local
de reforço pedagógico ou fixação dos conteúdos ministrados.
•Área de
Lazer.
•Espaço
para resolver conflitos relacionais ou de condutas inadequadas, de aluno.
•Espaço
para “aulas vagas”
A quem atende?
Qualquer
estudante com deficiência como: Deficiência Visual, Deficiência Auditiva,
Deficiência Física, Deficiência Múltipla, Deficiência Intelectual (Retardo
Mental, Síndrome de Down, Síndrome do X Frágil, Síndrome de Rubinstein-Taybi,
Esclerose Tuberosa.), TGD (Transtorno Global do Desenvolvimento) e Altas
Habilidades/Superdotação.
-Atuar, como docente, nas atividades de
complementação ou suplementação curricular específica;
-Operar de forma colaborativa com o professor da
classe comum para a definição de estratégias pedagógicas que favoreçam o acesso
do aluno;
-Programar, acompanhar e avaliar a funcionalidade e a
aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade no AEE;
-Promover as condições para a inclusão dos alunos com
necessidades educacionais especiais em todas as atividades da escola;
-Elaborar, executar e avaliar o Plano de AEE do
aluno, contemplando: a identificação das habilidades e necessidades
educacionais específicas dos alunos;
-Produzir materiais didáticos e pedagógicos
acessíveis, considerando as necessidades educacionais específicas dos alunos;
-Estabelecer articulação com os professores da sala
de aula comum, visando à disponibilização dos serviços e recursos e o
desenvolvimento de atividades.
RESUMINDO...
O
AEE não é substitutivo do ensino regular e, sim, complementar e/ou suplementar;
O
AEE destina-se a alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento
e altas habilidades/superdotação;
O
AEE deve ser oferecido preferencialmente na mesma escola em que o aluno
frequenta o ensino regular, em turno inverso para não dificultar ou
impossibilitar a frequência à sala de aula comum;
O AEE deve constar no Projeto Político Pedagógico
(PPP) da escola de ensino regular. O PPP deverá refletir a pluralidade de ações
que envolvem o ato educativo em que TODOS são capazes de aprender, embora com
ritmos e estilos de aprendizagem diferentes
Escolas Municipais com salas multifuncionais
·
Escola Maria Augusta Lopes Ferreira -
Urbis I;
Escola Hercília de F.T. de Andrade -
Salgadeira;
·
Escola Mun. Cefira Baylão Diniz - Av.
Luiz Viana;
·
Escola Celestino Anísio Pimenta –
Andaiá;
· Escola Ernesto Dantas de Oliveira – Alto
S. Antonio;
·
Escola Municipal Luís Eduardo Magalhães
– Centro
·
Madre Maria do Rosário de Almeida I -
Urbis IV;
·
Escola Mun. Isaias Alves – Rua da
Conceição;
·
Escola Ademário J. dos Santos – Mina do
Sapé;
·
Escola Macário Bispo dos Santos
“A força não provém da capacidade física, mas da
vontade férrea.”
(Mahatma Gandhi)
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PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

quinta-feira, 13 de março de 2014
INFORMATIVO: Sala Multifuncional e AEE
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