Na manhã desta
terça-feira (18), a Secretária Municipal de Educação, Ely Mary Peixoto
Bitencourt, recebeu as professoras Norma Souza de Oliveira e Jamile Vilas Boas
de Souza, proponentes do IFBA no município de Santo Antônio de Jesus.
O objetivo deste
encontro foi tratar do planejamento e divulgação da fase inicial da implantação
para o Instituto no nosso município, articulando junto à Prefeitura Municipal,
através da Secretaria de Educação, apoiada no princípio de educação pública de
qualidade para todos, na conscientização do corpo docente municipal e estadual
do “que é, como é e como funciona o IFBA”, bem como por fortalecer políticas de
acesso para os alunos das redes municipal e estadual ao IFBA, com a oferta do
curso preparatório Pré-IFBA.
A proposta da
implantação para o IFBA será desenvolvida em duas etapas simultâneas:
1)Divulgação e
instalação, incluindo formação com os professores da rede municipal e estadual
de educação básica que atuam no 9º ano do ensino fundamental;
2) Curso preparatório
Pré-IFBA para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II da Rede Pública de
Educação de Santo Antônio de Jesus. O curso é uma iniciativa já
consagrada dentro da Instituição para alunos que desejam ingressar em um dos cursos
técnicos da modalidade Médio Integrado, cursos esses que serão discutidos e
democratizados em audiências públicas e tem a função de orientar os estudantes
que terão aula com quatro professores do IFBA das disciplinas Matemática, Língua Portuguesa, História e Geografia, na possibilidade de estudar
e/ou rever os conteúdos que serão abordados na prova de seleção e também irão fazer
simulados e responder questões que caíram nas últimas seleções.
A Secretaria Municipal
de Educação entende que a parceria nesse processo de implantação do IFBA no
município de Santo Antônio de Jesus é de grande valia, pois é através do
empenho e participação da sociedade que a democracia participativa torna-se
visível e tem a certeza que a Prefeitura Municipal, através do Prefeito
Humberto Leite dará todo apoio necessário para a efetivação desta ação.
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