O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), conduzido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), garante o repasse de verbas federais para que os Estados e municípios forneçam alimentação escolar (merenda) aos alunos matriculados na rede pública de ensino.
A proposta do PNAE é suprir 15% das necessidades nutricionais diárias, especialmente quanto aos valores de calorias e proteína, para atendimento ao escolar, pré-escolar e alunos de creche. Por este motivo, a Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria Municipal de Educação sempre buscou a garantia do nutricionista nas escolas do sistema municipal de ensino, uma vez que seu papel é extremamente abrangente, pois pode e deve atuar em vários níveis da gestão, tais como: definição dos parâmetros nutricionais, planejamento de cardápios, programação, supervisão, treinamento, análise de valor nutritivo, avaliação, testes de aceitabilidade, educação alimentar e nutricional. Além dessas atividades, de caráter gerencial, existem aquelas operacionais, que são executadas em qualquer serviço de alimentação para coletividades: supervisionar, coordenar e controlar a execução da alimentação escolar no que diz respeito ao recebimento dos produtos, armazenamento dos gêneros alimentícios, preparo e distribuição das refeições, higienização e controle de qualidade.
A SME entende que a merenda escolar é de fundamental importância para a criança e já faz parte da educação alimentar. Nas últimas décadas, passou a ser um instrumento que demonstra a importância de uma boa alimentação para a saúde e os problemas que podem surgir quando é inadequada. O momento da merenda pode ser transformado em uma atividade educativa, em que a escola fornece aos alunos informações e conhecimentos relacionados com alimentação e saúde, fazendo com que a criança participe da atividade, diz a nutricionista.
Uma merenda escolar de qualidade beneficia não apenas a criança, mas também toda a família, estimulando a mudança do comportamento alimentar. Se a alimentação na escola contribui para um melhor desempenho escolar, contribui também para a formação de bons hábitos alimentares. Sem dúvida que essa contribuição estará aumentando a segurança alimentar, que faz parte dos direitos humanos, melhora a qualidade de vida, aumenta o sentido de cidadania.
VEJA ABAIXO FOTOS DO ACOMPANHAMENTO DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR REALIZADO PELA SME:
Nenhum comentário:
Postar um comentário