As merendeiras escolares têm um papel fundamental na qualidade da merenda que é oferecida aos alunos. Além de ser responsável por oferecer refeições bem preparadas e sem riscos para a saúde, a merendeira pode ser capacitada para se tornar uma excelente educadora alimentar, junto com os professores da escola. Ao preparar e servir a merenda, essa grande profissional pode ajudar a orientar os alunos na formação de bons hábitos alimentares.
Nesse contexto, entendendo o papel fundamental que as mesmas possuem na unidade escolar, a Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, junto a Secretaria Municipal de Educação e o Departamento de Alimentação Escolar, realizaram nesta última sexta-feira (16/10/15) em parceria com a UFRB, a III Capacitação de Merendeiros (as) Escolares.
A formação contou com cerca de 90 merendeiras das escolas do sistema municipal de educação, que, divididas em dois turnos participam de oficinas com os seguintes temas: Culinária inteligente com receitas funcionais; Aroma e sabores: trabalhando os flavonoides e a oficina Saúde do profissional: trabalhando alimentação saudável e doenças crônicas.
O setor de Alimentação Escolar, através das nutricionistas que trabalham com o Programa de Alimentação Escolar têm focado suas atividades educacionais no treinamento destes manipuladores dando cada vez mais dar atenção as necessidades de orientação e reorientação deste público.
Para a Secretária Municipal de Educação, Ely Mary Bitencourt, “o objetivo é capacitar as merendeiras no que diz respeito ao controle de qualidade, manejo, conservação dos alimentos e utilização do cardápio, além do reconhecimento e valorização dos mesmos, visto que o esforço em conjunto é em prol de manter sempre um padrão de excelência na alimentação escolar e, consequentemente, do ensino do município”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário