O Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação que, por meio da Secretaria de Educação Básica juntamente com as organizações parceiras, está na 9ª edição. A meta é reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula.
Para participar a Escola Municipal Antônio Manoel Vieira produziu um relato de experiência, evidenciando sua qualidade e resultados obtidos no Projeto “Do óleo ao sabão, reduzindo a poluição”, coordenado pela professora Maria José Muniz de Andrade Santos e com o apoio da coordenadora da SME, Manoella Marques.
Para cada categoria: a) Creche – Educação Infantil; b) Pré-escola – Educação Infantil; c) Ciclo de alfabetização: 1º, 2º e 3º anos - Anos iniciais do Ensino Fundamental; d) 4º e 5º anos - Anos Iniciais do Ensino Fundamental; e) 6º a 9º anos - Anos Finais do Ensino Fundamental; f) Ensino Médio, foram escolhidas 05 unidades escolares. O comitê estadual irá selecionar de cada modalidade uma unidade escolar, para que estas representem o nosso estado na etapa Regional e etapa Estadual.
Da premiação:
Serão premiados 5 (cinco) professores em cada uma das 6 (seis) categorias, totalizando 30 experiências selecionadas, cada uma com R$ 7.000,00.
- Em cada categoria deverá ser premiado 1 (um) professor por região geográfica do país;
- Dentre os cinco professores premiados em cada categoria, um será selecionado para receber premiação extra de R$ 5.000,00 por categoria;
- Dentre os trinta professores premiados, dois terão o direito de carregar a tocha no evento de Revezamento da Tocha Olímpica em 2016, tendo como critério de seleção a identificação de valores ligados ao espírito olímpico e/ou estímulo à prática de atividade física nas experiências pedagógicas, se houver;
- As escolas nas quais foram desenvolvidas as 30 experiências selecionadas serão premiadas com placa comemorativa.
A Secretaria Municipal de Educação parabeniza aos envolvidos no Projeto: gestor, coordenador, professores, alunos, comunidade, entre outros. E acredita que escrever sobre uma experiência vivida na sala de aula é uma forma de sistematizar e organizar o conhecimento produzido pelos professores. Desenvolvendo, assim, um exercício de reflexão sobre a própria prática, promovendo o aprimoramento dos processos de ensino e aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário