PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

MEC LANÇA DOCUMENTO PRELIMINAR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E AGORA PRECISA DA SUA CONTRIBUIÇÃO

Nesta última quinta-feira (22/10), a Secretária Municipal de Educação, Ely Mary Bitencourt, junto a Gerente de Desenvolvimento de Ensino da SME, Hádila Moreira, participaram no município de Conceição do Almeida de um encontro com os Secretários Municipais de Educação do Recôncavo Baiano.
O encontro teve como objetivo a socialização da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) entre os Secretários pela professora Valdirene Souza da Diretoria de Currículo e Inovações Pedagógicas (SEC/SUPED).
Mas o que é a BNCC?
A definição de quais conteúdos ensinar e do que é desejado que os estudantes saibam é influenciada por diferentes referências. Buscando solucionar a questão, o Ministério da Educação (MEC) convocou pesquisadores, formadores de professores e representantes de associações como a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped). O grupo se reuniu periodicamente para criar a base nacional comum dos currículos, um descritivo de conteúdos e saberes necessários para cada ano e segmento da Educação Básica.
O Ministério da Educação (MEC) apresentou no dia 16 de setembro de 2015 o texto com a proposta preliminar para discussão da Base Nacional Comum Curricular. Nas etapas seguintes, será submetido à consulta pública e depois à parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE). A expectativa do MEC é concluir todo o processo ainda em 2016. Em junho se encerrará o prazo previsto no Plano Nacional de Educação (PNE) para conclusão desta meta. Após sua conclusão, o documento vai reformular e determinar o currículo mínimo para todos os alunos das 190 mil escolas de educação básica do país.
O texto preliminar do documento, redigido pelo MEC e por comissões de especialistas, busca a padronização de pelo menos 60% do currículo da educação básica. Além disso, os especialistas tiveram a preocupação de fazer que o novo currículo dialogue com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), buscando uma abordagem mais interdisciplinar da compreensão dos conteúdos.
Portanto, o encontro teve como objetivo a apresentação de uma versão do documento aos Secretários de Educação, que o levarão aos gestores, coordenadores e professores da sua rede para que seja discutido. O intuito é determinar direitos de aprendizagem e desenvolvimento para os alunos das escolas públicas e privadas.
A proposta da Base Nacional Comum está agora aberta para sugestões via internet. Depois, será submetida a uma consulta pública antes de ser redigido o texto final. Até lá, a população poderá enviar sugestões para o projeto por meio da plataforma digital. A proposta final será, então, consolidada e deve ser enviada para a aprovação do Conselho Nacional de Educação (CNE) até março de 2016.
ATENÇÃO gestores, coordenadores e professores de qualquer lugar do Brasil, CONTRIBUAM através da plataforma digital:
PARTICIPE! Vamos assegurar que todo estudante brasileiro, em todas as regiões do país, tenha garantido o acesso à aprendizagem de conhecimentos fundamentais, promovendo equidade e maior coerência em todo o sistema educacional.



Nenhum comentário:

Postar um comentário